Páginas

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Veja o que Escreveu o Jornalista Raimundo Moura em seu Blog Particular que é um dos mais acessados em Pentecoste e em todo Vale do Curu.

Conhecendo um pouco mais sobre Nonato Furtado


Nonato Furtado é um jovem professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia – IFCE e professor Tutor da Universidade Federal do Ceará – UFC em parceria com a Universidade Aberta do Brasil UAB. Ele é graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA, Letras (Português-Espanhol) pela Universidade Federal do Ceará – UFC, onde também concluiu o Mestrado em Linguística. Nonato é um pentecostense exemplo de luta e liderança para muitos dos nossos jovens da região do Vale do Curu. Ele é filho de um pescador, Renato Furtado, e de uma técnica de enfermagem, Antonia Moura. Sua historia serve de espelho para muitos de nossos jovens, pois superou muitos desafios para conseguir se estabelecer.

Sua luta na educação começou muito cedo. Aos 19 anos, abraçou a desafiadora missão de dirigir uma escola de educação infantil em Pentecoste (Escola Cantinho do Saber), atual Escola Reverendo Francisco Bezerra. Sua passagem pela escola possibilitou a organização de uma unidade escolar com 250 estudantes da educação infantil e 25 da Educação de Jovens e Adultos-EJA. Mesmo com pouca idade, a passagem de Nonato pela direção da escola foi um sucesso reconhecido por toda a comunidade escolar.

Em 2003, começou sua participação no Programa de Educação em Células Cooperativas – PRECE, atuando como monitor de diversas disciplinas. Em 2004, foi aprovado em segundo lugar para o curso de Letras Espanhol da UFC. Durante a graduação, desenvolveu atividades na área de ensino (Projeto Novo Vestibular – PNV), pesquisa (Grupo de Estudos em Linguística Aplicada- GEPLA) e extensão (Programa Nacional de Educação nas Áreas de Reforma Agrária – PRONERA/INCRA). Além disso, atuou em diversas escolas particulares de Fortaleza nas áreas de língua portuguesa e espanhola.

O período de estudante universitário de Nonato serviu para que ele pudesse solidificar diversas ações no município de Pentecoste através do PRECE. Sempre, aos finais de semanas, esteve presente na cidade desenvolvendo muitas atividades. Dentre elas, se destaca a atuação como coordenador e facilitador de cursos de formação de professores (HUMANAS, I e I Ciclo de Palestras e Oficinas Sobre Língua Portuguesa e Literatura), a coordenação de diversos projetos como (EPC Pentecoste, Pré-Vestibular, Cinéfilo, Estudante Ativo, Estudante Cooperativo, Seminários Literários, Programa de rádio e muitos outros.). Além disso, foi um dos idealizadores do Movimento em Defesa da Escola Pública em Pentecoste que, dentre muitas ações, organizou um ciclo de entrevistas e o primeiro debate com e entre os candidatos a prefeito em Pentecoste em 2008 e pautou uma série de reinvindicações na área da educação aos candidatos a prefeito.

Nonato Furtado também tem atuação literária através da produção de contos e crônicas. Nessa área, se destacou com a publicação de textos em alguns sites e revistas literárias como a Gérmina Literatura e, em 2008, foi um dos vencedores do segundo concurso de contos do SESC-CE com o conto “Sonhos afogados”, após concorrer com escritores iniciantes de todo o estado.

No ano de 2010, ele foi aprovado no concurso para professor efetivo de Língua Portuguesa do Estado do Ceará (SEDUC-CE) e, na mesma época, também foi aprovado para professor do IFCE. No segundo concurso, Nonato ficou em primeiro lugar entre os participantes do certame.

O jovem professor tem ganhado muita notoriedade em Pentecoste nos últimos tempos através de ações na área da educação e, isso, tem feito com que sua voz ganhe ressonância nos diversos setores da sociedade pentecostense. Também é destaque na criação, junto com outros universitários e lideranças comunitárias de Pentecoste, do “Movimento O Município Que Queremos”. Esse movimento tem pautado muitas ações no município e tem pensado estruturado muitos projetos para o município. Com muitas articulações, no estado, no Brasil e, porque não dizer, internacionais, o movimento terá candidatos para as eleições de 2012 em Pentecoste, possivelmente para o executivo e para o legislativo. Nonato é um forte nome dentro do grupo e tem uma boa aceitação na cidade. Dessa forma, poderá ser o indicado do movimento para disputar as eleições como candidato a prefeito. Logicamente, isso dependerá das muitas articulações que a política partidária exige. Mas, o que é fato é que muita gente não poderá reclamar da falta de opções (Entenda-se: bons quadros) para as próximas eleições municipais.

Raimundo Moura Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário