Páginas

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Lideranças do “Município que queremos” realizam encontro com representantes do PSB de Pentecoste



O grupo “O Município Que Queremos” vem realizando diversas reuniões de articulação nessas últimas semanas. Nesse domingo, dia 28 de novembro, das 14h00 as 17h00, algumas lideranças do grupo reuniram-se com representantes do PSB de Pentecoste na sede do município. A reunião faz parte de uma articulação dos dois grupos para construção de uma proposta para o município de Pentecoste.
As principais pautas do grupo foram: socialização de experiências na militância política, construção de metas e objetivos para o grupo, discussão sobre a estruturação e estratégias do grupo e projeções futuras. O encontro foi muito participativo tendo diversas intervenções e debates interessantes. Os presentes concordaram com a unificação dos dois grupos e com a realização de um encontro mensal com as lideranças, além de diversos eventos menores com as bases.
Nos próximos meses, o grupo terá uma série de reuniões com as principais lideranças políticas do município com o objetivo de fazer uma política de coalizão em prol do desenvolvimento da cidade. O grupo acredita que somente através da união da oposição poderemos colaborar substancialmente para a implementação de uma nova forma de fazer política em Pentecoste. As últimas eleições já sinalizaram isso.  
O que é fato é que o grupo influenciará nas eleições municipais de 2012. Embora ainda não se discuta filiação partidária, coligações, nem candidaturas, já há uma expectativa muito positiva de alguns participantes em torno de possíveis candidaturas.


Saiba mais:

ü  O “Município que queremos” é um grupo político formado por professores, estudantes universitários e secundaristas de Pentecoste. Esse grupo foi criado esse ano com o objetivo de intervir na política partidária do município, além de construir e programar um projeto de futuro para Pentecoste.

ü  O “Município que queremos” e o PSB de Pentecoste apoiaram o mesmo candidato a Deputado Federal, Ariosto Holanda (PSB). No caso da candidatura a estadual, os grupos apoiaram candidatos diferentes, mas do mesmo partido: O PSB Pentecoste apoiou Eliane Novaes (PSB) e o “Município que queremos” apoiou Ivo Gomes (PSB).

ü  Após as eleições, os dois grupos seguiram com uma série de diálogos em busca de uma aliança em prol da construção de um projeto de futuro para o município.

ü  Para as próximas reuniões já serão articulados alguns convites para algumas lideranças políticas que, juntamente com o grupo, poderão ter uma posição bem marcante nas próximas eleições municipais.

Equipe de comunicação do “Município que queremos”.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Wagner Gomes (ADEL) recebe Prêmio Empreendedor Social de Futuro


Ontem (25), Wagner Gomes, diretor executivo da ADEL recebeu o Prêmio Empreendedor Social de Futuro, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento Econômico Local (ADEL). A cerimônia de entrega aconteceu às 19h, no Museu de Arte de São Paulo.

"Ser reconhecido por este prêmio mostra que estamos no caminho certo e devemos continuar com o nosso trabalho”, diz o jovem Wagner Gomes, que nasceu na comunidade rural Monte Alverne, município de Apuiarés/CE. 

Wagner é filho de agricultor, teve a oportunidade de ingressar na Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2004, e cursar Ciências Econômicas. Antes mesmo de se formar, fundou a ADEL, juntamente com outros jovens que assim como ele tiveram a oportunidade de ingressar no Ensino Superior e tinham o desejo de contribuir com o desenvolvimento de suas comunidades de origem.

A ADEL é um empreendimento social, sem fins lucrativos, que tem como missão potencializar e articular saberes, vocações e oportunidades em prol do desenvolvimento econômico e social de comunidades e territórios cearenses através da formação de redes cooperativas, da produção de conhecimento e do apoio técnico contínuo a empreendimentos produtivos e sociais.

O reconhecimento do trabalho da ADEL através deste prêmio é muito importante para todos nós, agradecemos as comunidades com as quais trabalhamos por nos receberem e acreditarem que podemos crescer juntos, diz Mirlânia Lima, Diretora de Finanças da ADEL.

Mais informações sobre o Prêmio Empreendedor Social de Futuro, acessem: http://www1.folha.uol.com.br/folha/empreendedorsocial/finalistas/2010-wagner-gomes.shtml

Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro 2010

Wagner Gomes, Diretor Executivo da ADEL, vence o Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro 2010
O economista Wagner Gomes, 28, luta no dia a dia para inverter a lógica do êxodo rural no Ceará, estimulando o fluxo capital-sertão. Mas na noite de hoje ele próprio fez o caminho inverso: deixou a cidade de Pentecoste, região sertaneja do Médio Curu (CE), para sagrar-se, na maior metrópole do país, ganhador do Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro.

Em cerimônia no Masp (Museu de Arte de São Paulo), Gomes recebeu o troféu de vencedor do editor-executivo da Folha, Sérgio Dávila, diante de uma plateia de cerca de 400 convidados, entre executivos de grandes empresas, acadêmicos, jornalistas e profissionais do terceiro setor.

"Ser reconhecido por este prêmio mostra que estamos no caminho certo e devemos continuar com o nosso trabalho", comemorou, emocionado, o empreendedor social de futuro.

Em 2007, Gomes fundou a Adel (Agência de Desenvolvimento Econômico Local), que combate o êxodo rural do semiárido cearense por meio da capacitação de jovens para o empreendedorismo social e da orientação de agricultores com técnicas de produção adaptadas à região e aplicada por profissionais nascidos ali e formados na capital. E assim, promove a efetivação de políticas públicas no Estado.

Nestes dois anos, a agência beneficiou 90 jovens e 585 famílias. Já atuou em Apuiarés, Pentecoste, Tejuçuoca e General Sampaio, baixo Acaraú e o norte do Ceará. Também contribuiu para formar 25 redes sociais no interior do Estado.

"Nossa ideia é ampliar o trabalho e replicar para outros territórios por meio de franquias", revela Gomes.

Como vencedor do prêmio, Gomes ganhará em 2011 uma consultoria de gestão da sitawi, organização que oferece capital e aconselhamento para impacto social, no ano de 2011, por dez dias úteis em tempo integral.

Também receberá uma bolsa de estudos do curso de pós-graduação em gestão de projetos sociais e organizações do terceiro setor da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Outros benefícios são a adesão gratuita para se tornar membro do The Hub São Paulo em 2011 e o acesso livre aos ciclos de formação empreendedora da Artemísia, que trabalha com o desenvolvimento de negócios sociais.

"Por meio da gestão contábil sitawi, vamos aprimorar a nossa tecnologia e ampliar nossa visibilidade para melhorar nosso trabalho", disse Gomes.

APOIADORES

O Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro é realizado pela Folha, com patrocínio da Caixa e da Ernst & Young Terco. Com apoio estratégico da sitawi, o concurso tem como apoiadores a Fundação Schwab, a Artemisia Modelo de Negócios Sociais, a Ashoka Empreendedores Sociais, o Ceats-FIA (Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor da Fundação Instituto de Administração), a Folha.com, o Gife (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), o Iats (Instituto de Administração para o Terceiro Setor), o Instituto Ethos de Responsabilidade Social, a P&B Comunicação, a Sator, o The Hub Brasil e o UOL.

Cearense está entre os finalistas do Prêmio Empreendedor Social de Futuro

O economista Wagner Gomes, 28 anos, um dos idealizadores da Agência de Desenvolvimento Econômico Local (ADEL), organização social, com sede no município de Pentecoste (CE), está entre os quatro finalistas do Prêmio Empreendedor Social do Futuro, realizado pelo jornal Folha de S.Paulo e Fundação Schwab. A ADEL, idealizada por filhos de agricultores que chegaram à universidade, é um exemplo de bom resultado quando se aposta em educação e formação de capital social.

Wagner nasceu na comunidade rural Monte Alverne, município de Apuiarés/CE, filho de agricultor. Como outros jovens da região, teve a oportunidade de participar de um programa educacional de preparação para o vestibular que estimula a aprendizagem cooperativa, o PRECE (Programa de Educação em Células Cooperativas). Ingressou no  curso de Economia da Universidade Federal do Ceará em 2004 e antes da formatura fundou a ADEL com outros jovens que também tiveram a oportunidade de cursar o Ensino Superior e tinham o desejo de contribuir com o desenvolvimento de suas comunidades de origem.

A ADEL é um empreendimento social, sem fins lucrativos que articula saberes, vocações e oportunidades, visando o desenvolvimento econômico e social de comunidades cearenses. Enfatiza o fortalecimento e a sustentabilidade das atividades econômicas e a cooperação entre os grupos e empreendimentos produtivos e sociais. Após três anos de atuação da ADEL nos municípios do Médio Curu, Apuiarés, Pentecoste, General Sampaio e Tejuçuoca, são perceptíveis as mudanças nos métodos de produção e cooperação dos produtores, o aumento da participação de jovens nas associações e cooperativas, e o efeito intergeracional.

Esses bons resultados são reconhecidos pelas entidades dos municípios onde atua, e até nacionalmente. Em março, deste ano, a agência, recebeu o Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Sustentável, iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que tem como objetivo dar visibilidade e recompensar boas práticas desenvolvidas nas áreas de assistência social, transferência de renda e segurança alimentar e nutricional.

Produtor beneficiado com o trabalho da ADEL, o Sr. Gilberto, residente na comunidade de Canafístula, em Apuiarés, considera que depois que a ADEL passou a trabalhar com eles, a comunidade teve a oportunidade de mostrar o que tem e o que precisa. Para eles, a entidade levou “aquela esperança, de que junto com a ADEL vamos desenvolver mais um novo projeto, mas é aquele projeto que vai atender a comunidade”.

A entidade idealizada por Wagner tem estimulado nova geração de universitários a trabalhar pelas comunidades. Luciano Pereira, 28 anos, estudante do 7º semestre do curso de agronomia na Universidade Federal do Ceará (UFC) é um deles. No início do ano, como voluntário da ADEL, teve a oportunidade de dar assessoria técnica aos produtores aos finais de semana. Considera a Agência um laboratório de aprendizagem. onde pode aprender na prática algumas técnicas estudadas na universidade, como  manejo e reprodução. “Eu além de compartilhar, nos finais de semana, o que sei, aprendo muito com os produtores, pois nós temos a teoria e pouca prática, já eles têm o conhecimento empírico e muita prática”, disse.

Os vencedores do Prêmio Empreendedor Social de Futuro serão divulgados dia 25, às 19h, em cerimônia restrita no Masp (Museu de Arte de São Paulo).

Foto: Tamires Kopp
Com informações da Assessoria de imprensa da Agência de Desenvolvimento Econômico Local (ADEL) – Contatos: Maria Evilene de Sousa Abreu - (fone: 85 92172864/87825045)
Fonte: Agência da Boa Notícia - (fone: 85 3224 5509 / 85 3224 5509 -Jornalista Responsável: Carmina Dias 00629JP / Estagiário de Jornalismo: Leandro Porto

Ganhador do Prêmio Rosani Cunha está na final de premiação da Folha de São Paulo


Brasília, 22/11 – “Primeiro, foi o Prêmio Rosani Cunha. Depois, a certificação como organização ecoeficiente na Econegócios Nordeste 2010. Agora, estamos na final do Prêmio Empreendedor Social do Futuro, da Folha de S. Paulo em parceria com a Fundação Schwab”. A declaração de Wagner Gomes expressa a satisfação pelo reconhecimento das ações desenvolvidas pela Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel). Diretor da organização, o jovem Wagner ganhou o Prêmio Rosani Cunha em março deste ano.

Iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Prêmio Rosani Cunha foi entregue para 21 participantes em três modalidades: práticas governamentais; da sociedade civil organizada; e estudos acadêmicos. Para participar da seleção, os trabalhos deveriam abordar, necessariamente, a articulação de programas e ações nas áreas de atuação do MDS: assistência social; gestão do Programa Bolsa Família; inclusão produtiva; e segurança alimentar e nutricional. Missões nacionais e internacionais para troca de experiências foram os prêmios concedidos aos selecionados.

A Adel é uma entidade que produz tecnologias e soluções modernas e inovadoras para incrementar as atividades econômicas e aumentar a eficiência na gestão produtiva de pequenas e médias propriedades, especialmente as que trabalham com a agricultura familiar. As atividades da agência são todas direcionadas a potencializar e articular saberes, vocações e oportunidades em prol do desenvolvimento econômico e social de comunidades e territórios cearenses através da formação de redes cooperativas, da produção de conhecimento e do apoio técnico contínuo a empreendimentos produtivos e sociais. Além de Wagner, outros jovens dos municípios de Apuiarés e Pentecoste, cidades do sertão do Ceará, participam do projeto. Segundo Wagner, a Adel tem se destacado por causa do “espírito de vanguarda e empreendedorismo de seus jovens fundadores”.
 
Wagner sonha agora com a conquista do Prêmio Empreendedor Social do Futuro. A premiação ocorrerá nesta quinta-feira (25), às 19h, em cerimônia restrita a convidados no Museu de Arte de São Paulo (Masp). Apenas dez pessoas estão na final do concurso, que busca identificar líderes sociais em todo o País. Promovido em 14 países e em seis regiões de todos os continentes, o concurso brasileiro teve sete fases, sendo que 25 empreendedores foram selecionados para a semifinal e só dez, na final. O vencedor do Empreendedor Social do Futuro receberá uma consultoria de gestão e uma bolsa de estudos no terceiro setor.

Planos – O economista Wagner Gomes acredita que o Prêmio Rosani Cunha contribuiu para dar visibilidade aos projetos da Adel e afirma que as atividades serão ampliadas. “A conquista foi fruto da parceria com os jovens produtores e produtoras das comunidades rurais de Apuiarés, Pentecoste, Tejuçuoça, General Sampaio, Umirim e Itarema. Essa experiência de desenvolvimento tem se tornado um referencial para o fortalecimento do semiárido cearense. Esperamos, nos próximos anos, nos consolidar como uma organização com capacidade técnica e gerencial para executar projetos de larga escala e de gestão de conhecimento nas comunidades e territórios cearenses, a partir do ganho de legitimidade e da ampliação de parcerias locais e nacionais”, planeja.

Fernanda Souza
Ascom/MDS
3433-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa

BLOGUEIROS E COMPANHEIROS, DIVULGUEM E ESPALHEM

BLOGUEIROS E COMPANHEIROS, DIVULGUEM E ESPALHEM



Nosso colega Blogueiro Zé da Legnas, esteve hoje pela manhã na delegacia de polícia civil, para depor em relação a uma matéria postada, por ele no Notícias de Pentecoste, http://www.noticiasdepentecoste.com/2010/05/queima-de-medicamentos-em-pentecoste.html e estão querendo intimidar, pois os mandões da cidade, mesmo errados, dão queixas. Vamos ser solidarios e não deixar um colega sozinho...Se vamos ter a Associação dos Blogueiros do Vale do Curú, é hora de agir. Mesmo dando uma força e moralmente não devemos deixa-lo só, pois o mesmo estava somente dando uma notícia verdadeira e contra o bem público e contra os desmandos de politiqueiros que usam o dinheiro público em benefício próprio, para enriquecimento ilícito...
Entre em contato com o Blog do Robério Soares e vamos destacar nossas mensagens de solidariedade, como destaque e vamos se por a disposição.
 
Um abraço Junior, Pentecoste

DENGUE MATA PELA SEGUNDA VEZ ESTE ANO EM PENTECOSTE

Morre a segunda vítima de dengue hemorrágica em Pentecoste. Desta vez foi uma jovem senhora de 24 anos que morreu na tarde de ontem 24, com suspeita de dengue. Esta foi a segunda vítima fatal somente neste ano, sendo que a primeira foi uma criança de seis anos que residia no distrito de Serrota, caso que foi confirmado pela Secretaria de Saúde do Estado.

Com mais esse fato lamentável acontecido na sedo do nosso município aumenta a preocupação da população em relação a proliferação do mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue que não faz distinção de cor, raça e condição social.

Todos sabem que em um momento como esse é preciso dar as mãos e juntos combater essa praga que tantas dores e sofrimento já causaram em nossas famílias e que ainda pode causar muito mais. Está mais do que na hora da população de Pentecoste partir para o ataque a esse mosquito acreditando que é uma questão de vida ou morte e que a ameaça já está batendo em nossa porta.

Que as nossas autoridades saiam desse marasmo e use de todas as armas existentes no aparato administrativo para combater a dengue e salvar a vida de tantos homens, mulheres, crianças e idosos de nosso município.

Está mais do que na hora do Senhor secretário de saúde, o professor e médico veterinário Manoel Lopes Martins mostrar a que veio, saindo da teoria e partindo para a prática, fazendo jus ao premio de um dos melhores secretários de saúde do Brasil (imagine os piores) e mostrar ao povo de Pentecoste que está capacitado para um cargo tão importante.

Está mais do que na hora do Senhor Prefeito deixar de agredir as pessoas no meio da rua e sentar na cadeira da prefeitura para verdadeiramente governar esse município, fazendo concurso público para os agentes e endemias e colocando pessoas verdadeiramente qualificadas para o trabalho e não ficar usando estes cargos como cabide de emprego em períodos eleitorais.


Então para combater a dengue é preciso nos unir, pois ou vencemos o mosquito ou o mosquito vence a gente

CONSELHO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (CAE) VISITA ZONA RURAL DE PENTECOSTE E ENCONTRA VÁRIAS IRREGULARIDADES

Professor Valdeni Cruz

OLÁ, MEUS CAROS LEITORES, BOA NOITE!!

Hoje, mais uma vez, como membro do Conselho Do CAE (conselho da Alimentação Escolar), município de Pentecoste, fizemos mais uma visita as escolas de nosso município e dessa vez fomos para os lados dos Macacos, Sítio do Meio, Salgado, Macambira, Inxu, Mocó, Lemos, e Extremos. 
 
Para quem não sabe, esse conselho é responsável pelo acompanhamento da merenda escolar nas escolas. Graças a Deus esse conselho desempenha um grande trabalho para o município. Temos como Presidente o Professor Absalão, eu sou o Vice-Presidente, temos também outros membros que de bom grado participam das reuniões. 
 
Nosso trabalho é acompanhar todo o processo de licitação, desde a compra até a entrega dessa merenda nas escolas, mas não só isso. Também estamos atentos no que diz respeito a qualidade, quantidade e oferecimento dessa merenda aos alunos e, acima de tudo, acompanhando os recurso que vem do Governo Federal para este fim.
 
Todos sabem que nosso município e muito grande em extensão e as vezes se torna complicado visitar todas essas escolas por ai a fora para saber como está o andamento dos serviços no que diz respeito a merenda escolar. Porém, mesmo assim os membros do Conselho sempre fazem um grande esforço para se deslocar até esses locais para verificar se estão sendo atendidos os requisitos básicos exigidos pelo MEC.
 
Preciso dizer pra vocês que como sindicalista e cidadão, também faço outras observações sobre os lugares, as pessoas, as condições físicas das escolas, bem como as condições de trabalho dos profissionais que ali  desempenham suas funções e as vezes ficamos chocados com a realidade que enfrentam alguns dos nossos pares.
 
As vezes achamos que nós estamos sendo esquecidos pelo poder público em nosso local de trabalho aqui na sede. Porém quando nos deparamos com a realidade de outros colegas nossos ai sim, percebemos que a coisa e bem pior.
 
Hoje, na primeira escola onde estivemos (Sítio do Meio), as crianças não iriam ter merenda. Perguntamos o porque e a resposta que recebemos foi de que a merendeira estava de atestado e por este motivo na teria a merenda. Mas isso não é o mais grave. As crianças estudam num ambiente um tanto quanto precário, onde a sala funciona num salão. A cantina é conjuntamente com a sala e todo barulho da cozinha é ouvido pelos alunos. Os mesmos comentaram que é complicado para aprender. O diretor nos contou que a relação da merendeira com os profissionais é péssima e faz o que quer e que o problema já foi levado a Secretária de Educação e nada foi feito. Estava presente conosco o Edson, que é o Nutricionista e ouviu tudo. Ficou horrorizado com a situação, pois os mais prejudicados são os nosso queridos alunos, a quem se diz que são o futuro da Nação. Sem contar que a sala é multi-seriado. Longe de mim de está fazendo uma critica a administração, pois sabemos que realmente a realidade de algumas comunidades é muito complicada. No entanto, já que existem tantas contradições, será que não seria possível amenizar determinadas situações, fazendo com que o  mínimo acontecesse de fato? 
 
As crianças me fizeram várias colocações a respeito do que eles passam no dia-a-dia com relação a essa merendeira, que nós não chegamos a vê-la.
Outro problema sério nessas comunidades é a falta d,água. Caros leitores é de doer a situação. É tudo seco no meio do mundo. Em alguns locais a água é salobra ao extremo.
Ficamos felizes porque na maioria dos lugares onde chegamos os meninos disseram estar satisfeitos com a alimentação que recebem. Mas também percebemos as dificuldades do campo que ainda são muito grandes. Tem muita pobreza. Vemos que precisa muito da presença do poder público para melhorar a situação desse povo. É ali que entendemos os programas sociais do governo. Não estou sendo um defensor ferrenho de programas como o bolsa familia, mas nessas realidades é louvável. O certo é que se crie mecanismos para melhorar a situação desse povo. Mas, enquanto isso não acontece o governo está fazendo sua parte.
 
Dando continuidade as visitas, também encontramos escolas em péssimo estado, como é o caso da escola de  Macacos. Nesta escola funciona Ensino Fundamental e Médio. Me deparei com alunos estudando em um pátio de frente com os banheiros. Isso porque falta salas de aula. E, segundo os alunos, de vez enquanto tem que conviver com cheiro forte dos mesmos. Claro, os banheiros são lavados, mas como são usados constantemente, é normal  que em determinado momento exale cheiro forte. Outro grande problema nessa escola é a falta de água. Não fosse um rapaz que traz agua sem parar em carrinho de mão, de um determinado local, segundo a diretora, não sabe como seria a situação.
 
Nessa mesma localidade está sendo construída uma escola nova, mas essa escola, de acordo as pessoas da localidade, não atenderá a todos os alunos da localidade. Por outro lado, o prazo para a construção era de três meses, o que já se venceu e ainda esta no começo da construção. Diretora relatou também que essa escola de Macacos deve passar por uma reforma. Que já houve uma reunião para tal. No entanto, já estamos no final do ano e espera-se que essa reforma seja urgente. A escola realmente está num estado deplorável. Ainda bem que essas visitas são feitas por quatro ou mais pessoas. Desse modo, não a margem para alguém dizer que isso é mentira. É coisa do SINDSEP. E, se alguém tem dúvidas faça uma visita.
 
Preciso dizer ainda que encontramos escolas em ótimo estado. Escolas que foram reformadas. Mas ficamos tristes porque as vezes é para sete alunos estudarem. Funciona só um horário. São os contrastes e as vezes isso faz parte da situação de um município como o nosso, de localidades muito distantes. 
 
O que se quer com informações como essa é que os pentecosteses tenham clareza do que realmente é verdade dos fatos. Longe de mim está aqui atacando quem quer que seja. Não tenho essa pretensão.
 
Gostaria de dizer ainda que nessas comunidades as pessoas são altamente generosas, trabalhadoras. Buscam sim por oportunidades de dias melhores. As crianças, mesmos em meio a todas as dificuldades do campo, estão lá querendo ter um futuro melhor. 
Em cada sala onde entrei para fazer a entrevista com eles, conversava, perguntava, brincava com eles e incentivava a acreditarem em seus sonhos, pois seria possível que se realizassem.
 
É nessas horas que eu vejo que o Brasil pode fazer mais. Quando digo Brasil é cada um de nós. É possível que os governos se empenhem mais para que isso aconteça. Nós professores podemos ser melhores profissionais. Fazer com que esses alunos, além de aprenderem os conteúdos, também aprendam a serem cidadãos. O Brasil tem tudo pra ser o melhor país do mundo. Depende de mim e de você. Eu creio.

Essas são experiências concretas que passamos nessas nossas visitas. Portanto, entendemos que quanto mais participamos e atuamos como cidadãos na sociedade, mas tomamos consciência de que podemos sim contribuir para mudar essas realidade tão negativas de nosso país. 

Fonte: http://valdenycruz.blogspot.com/2010/11/ola-meus-caros-leitores-boa-noite.html

ADEL em destaque

“Primeiro, foi o Prêmio Rosani Cunha. Depois, a certificação como organização ecoeficiente na Econegócios Nordeste 2010. Agora, estamos na final do Prêmio Empreendedor Social do Futuro, da Folha de S. Paulo em parceria com a Fundação Schwab”. A declaração de Wagner Gomes expressa a satisfação pelo reconhecimento das ações desenvolvidas pela Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel). Diretor da organização, o jovem Wagner ganhou o Prêmio Rosani Cunha em março deste ano.


Iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Prêmio Rosani Cunha foi entregue para 21 participantes em três modalidades: práticas governamentais; da sociedade civil organizada; e estudos acadêmicos. Para participar da seleção, os trabalhos deveriam abordar, necessariamente, a articulação de programas e ações nas áreas de atuação do MDS: assistência social; gestão do Programa Bolsa Família; inclusão produtiva; e segurança alimentar e nutricional. Missões nacionais e internacionais para troca de experiências foram os prêmios concedidos aos selecionados.

A Adel é uma entidade que produz tecnologias e soluções modernas e inovadoras para incrementar as atividades econômicas e aumentar a eficiência na gestão produtiva de pequenas e médias propriedades, especialmente as que trabalham com a agricultura familiar. As atividades da agência são todas direcionadas a potencializar e articular saberes, vocações e oportunidades em prol do desenvolvimento econômico e social de comunidades e territórios cearenses através da formação de redes cooperativas, da produção de conhecimento e do apoio técnico contínuo a empreendimentos produtivos e sociais. Além de Wagner, outros jovens dos municípios de Apuiarés e Pentecoste, cidades do sertão do Ceará, participam do projeto. Segundo Wagner, a Adel tem se destacado por causa do “espírito de vanguarda e empreendedorismo de seus jovens fundadores”.

Wagner sonha agora com a conquista do Prêmio Empreendedor Social do Futuro. A premiação ocorrerá nesta quinta-feira (25), às 19h, em cerimônia restrita a convidados no Museu de Arte de São Paulo (Masp). Apenas dez pessoas estão na final do concurso, que busca identificar líderes sociais em todo o País. Promovido em 14 países e em seis regiões de todos os continentes, o concurso brasileiro teve sete fases, sendo que 25 empreendedores foram selecionados para a semifinal e só dez, na final. O vencedor do Empreendedor Social do Futuro receberá uma consultoria de gestão e uma bolsa de estudos no terceiro setor.

Planos – O economista Wagner Gomes acredita que o Prêmio Rosani Cunha contribuiu para dar visibilidade aos projetos da Adel e afirma que as atividades serão ampliadas. “A conquista foi fruto da parceria com os jovens produtores e produtoras das comunidades rurais de Apuiarés, Pentecoste, Tejuçuoça, General Sampaio, Umirim e Itarema. Essa experiência de desenvolvimento tem se tornado um referencial para o fortalecimento do semiárido cearense. Esperamos, nos próximos anos, nos consolidar como uma organização com capacidade técnica e gerencial para executar projetos de larga escala e de gestão de conhecimento nas comunidades e territórios cearenses, a partir do ganho de legitimidade e da ampliação de parcerias locais e nacionais”, planeja.


Fonte: MDS

POLUIÇÃO EM PENTECOSTE


Ola!

Bom dia a todos!

Nesta manhã, aqui na escola onde trabalho, conhecida como Vicente Feijó de Melo, fomos surpreendidos por uma nuvem de fumaça que invadiu não só a escola, mas todo o Bairro de Santa Inês. Dentro de menos de meia hora estávamos todos sem poder respirar por causa desta nuvem de fumaça. Não obstante ficamos preocupados com a situação e sem saber o que fazer. Foi então que alguém da escola foi saber o motivo da fumaça. Uma funcionária da escola disse que a fumaça é constante só que é pela parte da noite, quando tocam fogo no lixo ou na mata, como relatou um aluno.

A bem da verdade isso é um caso antigo. Porem, os problemas contínuos. Onde está a secretaria do meio ambiente? Todos querem saber. Nunca, até hoje, nada se fez para resolver o problema. Uma funcionária comentou aqui na escola que um menino está doente devido essa fumaçeira todos os dias, mas que até agora nada de providências.

Quer saber se isso é verdade? Não precisa. Basta passar pelo bairro da Predreira todos os dias a tarde. A fumaça é visível. Isso acontece há anos. Ninguém se preocupa. Porém, se alguém comenta, existe um tipo de gente, que não sei a quem comparar, que ainda se dar ao trabalho de querer dizer que isso não é verdade. Que absurdo!

E você saber sobre esse fato, venha no bairro Santa Inês e pergunte ao povo. Eles é que sentem na pele o problema.

Povo de pentecoste não fechem os olhos para o que é real. Seja parte daqueles que não se conformam com a mentira, com o disfarce. Comprometa-se com a verdade dos fatos. Seja um agente de transformação. Critique o que está errado. Isso muda. Isso vai mudar...
 
Fonte: http://valdenycruz.blogspot.com/2010/11/poluicao.html

João Flavio é eleito Presidente da Associação dos Moradores de Capivara


Eleições 2010 - COMUNIDADE DE CAPIVARA
Resultado da eleição da Associação dos Moradores de Capivara:

Chapa (1) - João Flávio
TOTAL: 69 votos

Chapa (2) - Narcélio Gomes
TOTAL: 25 votos

FONTE: http://raimundomoura.blogspot.com/
0 comentários

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

SuperAção ENEM organizado pelo PRECE

SuperAção ENEM organizado pelo PRECE  que ocorrerá Ginásio Poliesportivo “O Carneirão” em Pentecoste com o objetivo de recepcionar os estudantes dos municípios de Pentecoste, Apuiarés e General Sampaio que irão fazer o ENEM. Buscaremos criar um clima de apoio coletivo aos estudantes e a participação dos nossos universitários é imprescindível.
SÁBADO
6 DE NOVEMBRO
GINÁSIO CARNEIRÃO
A PARTIR DAS 7:30 hs

Reunião dos Universitário sobre o ENEM

Amigos precistas,
129 universitários precistas estarão no carneirão em Pentecoste, sábado
véspera do ENEM, ajudando aqueles que vão fazer o ENEM. Faremos um festa
de solidariedade, uma marca do PRECE.
Convidamos a todos universitários para uma reunião de planejamento das
atividades a serem desenvolvidas no sábado, ou seja cada um saberá o papel
que desenvolverá no evento.
Se você se inscreveu nao falte essa reunião na sexta a noite, as 20 hs, no
Instituto.
um abraço a todos
manoel andrade

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A verdade derrota a mentira e a mídia golpista, Messias Pontes


Artigo do Messias Pontes para 03.11.10
A eleição da ex-ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, candidata das forças democráticas e progressistas à Presidência da República, foi a vitória da verdade contra a mentira e a velha mídia conservadora, venal e golpista. O candidato das forças do atraso e do obscurantismo, José Serra – o “Zé” Traíra – saiu infinitamente menor do que entrou. Este passou toda a campanha mentindo compulsivamente e demonstrou ser totalmente desprovido de caráter.
 Somente após reconhecer a derrota, transpirando ódio por todos os poros, foi que o “Zé” Traíra disse uma verdade, e em tom ameaçador: “E para os que nos imaginam derrotados, quero dizer: ‘nós apenas estamos começando uma luta de verdade’. Estamos no começo dessa luta”.  Ele sabe o que diz porque conta com o “poder” do lixo do jornalismo, com a banda podre das igrejas  evangélicas e católica – em especial dos padres e bispos pedófilos e seus defensores -, dos desocupados do Grupo Guararapes, da Opus Dei e da TFP, enfim  com o que há de pior neste País.
A disseminação do ódio religioso num país laico, a hipocrisia da despolitização de questões sérias como a descriminalização do aborto, a partidarização da mídia e da religião, o preconceito contra a mulher, o uso indevido da internet para caluniar, difamar e injuriar a candidata que vai dar prosseguimento e avançar nas mudanças iniciadas em 2003, tudo isso não pode nem deve ser esquecido só porque ganhamos mais uma.
As forças democráticas, progressistas e patrióticas não podem baixar a guarda. No primeiro turno houve um certo triunfalismo, muito salto alto  e o grande erro de menosprezar o poder de fogo e a competência da direita. Sorrateiramente, trabalhando nos subterrâneos, o candidato demotucano levou a disputa para o segundo turno. É verdade que contou com a ajuda da verde (há quem diga que mudou de cor) Marina Silva, que deu a sua mãozinha.
Foi a força das ruas, com a militância dos partidos aliados, em especial os de esquerda, que consagrou a vitória de Dilma Rousseff. Pelo que declarou o candidato demotucano ao reconhecer a derrota, as ruas devem continuar ocupadas. As forças do atraso vão fazer de tudo para desconstruir a imagem da candidata vitoriosa e não vão dar trégua durante todo o seu governo. Afinal, depois de 502 anos as carcomidas oligarquias perderam o poder político central logo para um ex-operário metalúrgico, e agora para uma mulher. O inconformismo e o ódio são descomunais.
O racista Boris Casoy indignou-se ao ver dois garis desejando feliz ano novo aos brasileiros e saiu-se com essa pérola – sem saber que o áudio do jornal da TV Bandeirantes estava sendo transmitido: “Que merda, dois lixeiros desejando felicidades, do alto de suas vassouras. Dois lixeiros, o mais baixo da escala do trabalho”. O que ele não terá dito após a derrota do seu candidato, logo para uma mulher, ex-presa política que ele tanto odeia?
A velha mídia conservadora, venal e golpista, notadamente o seu núcleo central, o GAFE (Globo, Abril, Folha e Estadão), é um verdadeiro atentado à democracia. É oportuno lembrar que essa mesma mídia se posicionou contra a criação da Petrobras e o monopólio estatal do petróleo, levou o presidente Getúlio Vargas ao suicídio em agosto de 1954, tentou impedir a posse de Juscelino Kubitscheck em 1955 e a de João Goulart em 1961, após a renúncia de Jânio Quadros.
Essa mesma mídia tramou e apoiou o golpe militar de 1º de abril de 1964 e deu incondicional apoio à ditadura militar, inclusive cedendo suas peruas (Folha de São Paulo) para transportar presos políticos para a tortura; elegeu Collor de Mello e o Coisa Ruim (FHC), mas os tempos mudaram e os “formadores de opinião” estão totalmente desmoralizados. Mas vão continuar atentando contra a democracia.
 Afinal é a colossal riqueza do pré-sal que está em jogo e o demotucanato não admite que essa riqueza sirva para alavancar a cultura, a educação, a saúde, o meio ambiente, a ciência e tecnologia e, sobretudo, para erradicar a miséria no Brasil.
Tem “coleguinha” que não gosta e toma a defesa dos jornalistas amestrados e colonizados, mas não consigo encontrar no dicionário outro qualificativo para essa gente que não o de calhorda, de crápula.