Páginas

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Palestra de abertura do SuperAção Enem 2011 será transmitida ao vivo pela FM 98,7 de Pentecoste!

Confirmamos hoje com o diretor da FM 98,7 de Pentecoste, radialista Nogueira Filho, que a palestra de abertura do SuperAção Enem 2011 será transmitida ao vivo pela rádio. O palestrante será o Professor Lucineudo Machado (UERN) que falará sobre a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias na prova do Enem. A palestra acontecerá na próxima terça-feira, dia 05/07/11, às 18h00, no Auditório da Escola Estadual de Educação Profissional de Pentecoste.
Os interessados poderão acompanhar o evento pela rádio ou acessando a internet no endereço: http://www.98fmpentecoste.com.br/. A programação será transmitida, pela rádio, a partir das 19h00. Os ouvintes poderão ligar para os estúdios da emissora e tirar dúvida com o palestrante. Também serão feitas muitas entrevistas com os participantes do evento.

Convite Palestra de Abertura do SuperAção Enem 2011!

Escola Profissional de Pentecoste


Convidamos a todos para a Palestra de Abertura do Projeto SuperAção Enem 2011. O Projeto tem o objetivo de apoiar e preparar os estudantes do Programa de Educação e Células Cooperativas – PRECE e das escolas públicas da Microrregião do Médio Curu (CE) para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); assegurando, dessa maneira, melhores resultados nas próximas avaliações.
Nesse primeiro encontro, o palestrante será o Professor Lucineudo Machado (UERN) que falará sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias na prova do Enem. A palestra acontecerá na próxima terça-feira, dia 05/07/11, às 18h00, no Auditório da Escola Estadual de Educação Profissional de Pentecoste. A entrada será gratuita e os presentes concorrerão a sorteio de livros.  
O ciclo de palestras acontecerá nos meses de julho e agosto, sempre às terças-feiras, às 18h00, no Auditório da Escola Estadual de Educação Profissional de Pentecoste. A exceção será para a última palestra que acontecerá no sábado (conferir cronograma a seguir).  
O projeto terá um ciclo com 06 palestras e os interessados deverão se inscrever em cada uma delas. Para inscrição na primeira palestra os interessados deverão acessar o link, preencher uma ficha, clicar e enviar.
Informamos, ainda, que haverá transporte saindo das Escolas Populares Cooperativas – EPCs e os interessados devem procurar o representante ou coordenador de cada EPC.  
Contamos com a presença e colaboração de todos para a realização de mais um SuperAção Enem e que este evento possa ser um diferencial na vida dos nossos estudantes. 

Atenciosamente,

Coordenação do SuperAção Enem

Saiba mais: 
 O que? Palestra de Abertura do SuperAção Enem 2011
Onde? Auditório da Escola Estadual de Educação Profissional de Pentecoste.
Quando?  Dia 05/07/11, terça-feira, às 18h00.
Quem será o palestrante?  Professor Lucineudo Machado (UERN).
Como me inscrevo? Clique aqui!

Cronograma das Palestras: 

Palestras
Palestrantes
Área
Data
Palestra 01
Prof. Mestrando  Lucineudo Machado (UERN)
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
05/07
Palestra 02
Prof. Ms. Carlos Henrique (IFCE)
Matemática e suas Tecnologias
12/07
Palestra 03
A confirmar
Ciências Humanas e suas Tecnologias
19/07
Palestra 04
Prof. Ms. Francisco Wagner (IFCE)
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
26/07
Palestra 05
A confirmar
Orientações SISU
06/08
Palestra 06
Prof. Ms. Nonato Furtado (IFCE)
Orientações PROUNI
06/08

SuperAção Enem 2011: PRECE apoia estudantes que farão o Enem!



O “SuperAção Enem” é um projeto desenvolvido pelo Programa de Educação em Células Cooperativas – PRECE e tem o objetivo de apoiar e preparar os estudantes do Programa de Educação e Células Cooperativas – PRECE e das escolas públicas da Microrregião do Médio Curu (CE) para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); assegurando, dessa maneira, melhores resultados nas próximas avaliações.
Esse projeto teve sua primeira versão desenvolvida no ano de 2010. Embora nesse ano o projeto tenha sido criado oficialmente, é importante destacar que ações de apoio aos estudantes que fazem vestibular se confundem com o próprio surgimento do PRECE. O programa, anualmente, tem feito grandes mobilizações, nos últimos 17 anos para que filhos da classe popular possam ingressar no ensino superior.
Em seu primeiro momento, as ações do “SuperAção Enem” se concentraram na manhã do primeiro dia de prova do exame. Na ocasião, tivemos 700 (setecentos) estudantes inscritos e estes contaram com o apoio de 150 (cento e cinquenta) universitários precistas. Esse evento aconteceu no auditório do Ginásio Poliesportivo “O Carneirão” na sede do município de Pentecoste e também contou com estudantes dos municípios de Apuiarés, Gal. Sampaio, Tejuçuoca e Umirim. As atividades do projeto nesse ano foram as seguintes:
1.    Distribuição de um kit de apoio – esse material continha: camiseta do evento, canetas, água, chocolate e uma mensagem de boas vindas.
2.    Orientações gerais sobre a prova – os estudantes foram divididos em células (grupos), coordenadas por um grupo de universitários, e tiraram algumas dúvidas gerais sobre a prova.
3.    Socialização de histórias de vida – em um momento específico da programação, alguns universitários foram à frente e contaram um pouco de suas histórias de vida, exemplos de superação, para os estudantes presentes.
4.    Palavras de estímulo – representantes do PRECE, Prof. Manoel Andrade, da CRECE 02 e da SEDUC, Secretário Adjunto Maurício Holanda, trouxeram palavras de estímulo aos estudantes presentes.
5.     Almoço – por último foi servido um almoço aos estudantes presentes. Os estudantes que iriam fazer a prova foram servidos pelos universitários precistas. Esse gesto foi muito simbólico e representa as ações gerais do PRECE ao longo desses 17 anos.
6.    Acompanhamento aos locais de prova – muitos universitários acompanharam os estudantes até os seus respectivos locais de prova dando o necessário apoio emocional e psicológico.
Essas foram as ações desenvolvidas pelo projeto no encontro “SuperAção Enem” realizado em 2010. Para o ano de 2011, o projeto terá uma envergadura mais robusta e suas atividades serão dissolvidas entre os meses de julho a outubro de 2011.
Ao todo, serão realizadas 06 (seis) palestras de orientação, sendo que 04 (quatro) para as áreas específicas contempladas no exame (Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias) e 02 (duas) para os principais processos seletivos que utilizam a nota do Enem como critério de seleção, o Sisu e o Prouni. Os palestrantes serão professores (Mestres e Doutores) da Universidade Federal do Ceará – UFC, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE e Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN.
Além das palestras, Serão aplicados 05 (cinco) simulados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esses simulados obedecerão aos critérios do exame que segue a Teoria de Resposta ao Item – TRI. É importante destacar que os estudantes serão supridos com materiais padronizados para o Enem.
A culminância do projeto acontecerá no primeiro dia de prova do exame quando será realizado o dia do “SuperAção Enem 2011”, que a exemplo do evento realizado em 2010 contará com atividades semelhantes e terá o objetivo de apoiar os estudantes, social, emocional e psicologicamente no dia da prova.
É importante destacar que essa ação e fruto de uma parceria entre a Universidade Federal do Ceará (UFC), através do Programa de Educação em Células Cooperativas (PRECE), Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC) e da Escola Estadual de Educação Profissional de Pentecoste.
Em síntese, destacamos a importância de participação de toda a comunidade para que somemos forças no apoio a mais essa ação que pode ser um diferencial na vida de muitos estudantes que sonham em ingressar no ensino superior.

Coordenação do “SuperAção Enem”

SuperAção ENEM em Pentecoste!!!

Dia 05/07 será a abertura do Projeto #SuperAção Enem 2011.Na ocasião, palestra com o Prof. Lucineudo Machado (UERN) sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Importante palestra de preparação para o Enem, terça a partir das 18hs no Auditório da EEEP Alan Pinho Tabosa em Pentecoste.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

UFC, SEDUC e o PRECE coordenarão a ESCOLA PROFISSIONALIZANTE DE PENTECOSTE

UFC e Seduc parceiras na Escola Profissionalizante de Pentecoste Imprimir E-mail
21-Jun-2011
Foi inaugurada ontem (21), pelo Governador Cid Gomes, a Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa, em Pentecoste, na qual a UFC atuará como cogestora. O Governador e o Vice-Reitor Henry Campos assinaram convênio pelo qual a UFC dará suporte às atividades na escola, para viabilizar implantação da metodologia da aprendizagem cooperativa.
Henry Campos e Cid Gomes A intermediação entre Escola e UFC será feita por meio da Coordenadoria de Articulação Escola-Universidade, integrada pelos professores Manuel Andrade Neto, Ana Célia Moura e Audísio Dias Filho. 
O Prof. Manuel Andrade Neto é coordenador do Programa de Educação em Células Cooperativas (Prece) e do Programa Células Estudantis de Aprendizagem Cooperativa, da Pró-Reitoria de Graduação. A Profª Ana Célia Clementino Moura é do Departamento de Letras Vernáculas e Francisco Audísio Dias Filho, do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica.

A Secretária de Educação, Isolda Cela, ressaltou as iniciativas de sua Pasta que tem buscado "se ancorar em boas parcerias, como essa com a Universidade Federal do Ceará". Em sua fala, o Secretário da Fazenda Mauro Filho citou que faz parte dos quadros da Universidade, como professor de Economia, e destacou a importância da presença da UFC naquele empreendimento.
O Prefeito Bosco Tabosa também fez referência ao papel importante da UFC na região há algum tempo, e ao citar o Programa de Educação em Células Cooperativas (Prece) e, o nome do Prof. Manuel Andrade Neto, foi muito aplaudido. Afirmando que aquela parceira entre a Escola recém-inaugurada e a Universidade era inédita no País, o Vice-Reitor Henry Campos referiu-se às atividades do Prece que há 15 anos atua no Interior do Ceará proporcionando a estudantes a oportunidade de ingressar no ensino superior.

Inauguração Escola em PentecosteA Universidade Federal do Ceará é hoje a instituição brasileira com maior experiência em aprendizagem cooperativa, assegura o Prof. Manuel Andrade, ressaltando que o convênio com a Escola é um momento de mostrar o quanto a Instituição tem desenvolvido trabalhos de ensino e extensão na região, através dos projetos gerados pelo Prece. Ele espera que os estudantes da UFC possam fazer estágio em docência, realizar projetos de pesquisa e extensão, bem como cursos a distância do Instituto UFC Virtual, complementa.

O Governador Cid Gomes citou as oportunidades de emprego que estão surgindo no Ceará atrelados aos grandes empreendimentos e instalação de indústrias e enfatizou que de nada adiantaria  mercado de trabalho se não houvesse mão-de-obra qualificada. A EEEP Alan Tabosa é a 75ª inaugurada no Estado, tem capacidade para absorver 560 alunos e em seu primeiro ano funcionará com 160, informou a Secretária Isolda Cela, acrescentando que mais 20 equipamentos semelhantes serão inaugurados ainda este ano.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional(UFC) - (fones: 85 3366 7331 / 3366 7332)